Sobre
Esse é um projeto que une Esteffany dii Paula, com Paco de Assis e Oscar D'ambrósio
O Projeto Poéticas Visuais 2024 tem a Co-Participação da produtora BOSSY na Produção Executiva do projeto que vai atender artistas de todo o país através de uma seletiva para a composição da turma de artistas.
A realização é executada pelo escritório Cia Arte e Cultura através do produtor Paco de Assis e com uma mentoria do curador de arte Oscar D'Ambrósio, online durante 6 meses sobre o processo criativo e artístico nas artes visuais, seguido de duas exposições com os artistas que participam do projeto, sendo uma na Galeria Cia ARte e Cultura em SP e outra em Brasília.
Para participar entre em contato com as produtoras Bossy em Brasília ou Cia Arte e Cultura em São Paulo, e passar pela curadoria de seleção dos artistas. A lista de selecionados será divulgada em 22 de Julho de 2024.
História
Por meio de cooperação internacional, vem sendo buscadas formas de incentivar a pesquisa científica e as inovações tecnológicas voltadas para a limpeza, segurança e sustentabilidade do Oceano. A arte é uma dessas maneiras de alertar contra a contínua poluição e exploração dele e dos seus recursos. As atividades da Década do Oceano vêm sendo lideradas pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e buscam melhorar a relação humana com ele dentro do lema “A Ciência que necessitamos para o Oceano que Queremos”. O objetivo é alcançar sete resultados principais até 2030: um oceano limpo; saudável e resiliente; previsível; seguro; produtivo e explorado de forma sustentável; transparente e acessível; e conhecido e valorizado por todos.
Este projeto, ao mobilizar artistas para trabalharem com o tema tem como propósito aproximar as pessoas da discussão e do entendimento da importância do Oceano no equilíbrio do planeta, pois ele exerce uma grande influência no clima e nas condições meteorológicas. O Oceano proporciona que o planeta Terra seja habitável e sustenta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas. Isso faz que ele esteja fortemente interligado com a Humanidade em um contexto em que ainda há muito a descobrir e explorar científica e culturalmente.
A arte tem muito a contribuir nesse processo, com obras que não só tragam o assunto para a pauta, mas o façam de maneira criativa nas mais variadas técnicas e por meio da razão, da emoção e da busca de maneiras surpreendentes de enfocar e dar visibilidade à temática.