top of page
_guerrafotoevideo-300.JPG

TRILHANDO A HISTÓRIA DE TAGUATINGA

O projeto realiza a doação de duas obras à Cia Metropolitana do Distrito Federal para a Estação Praça do Relógio, além de promover diversas atividades sociais, inclusão social e acessibilidade entre as escolas e a comunidade, realizando oficinas de pintura em tela para a comunidade e alunos da rede pública, levando a história da cidade e a capacitação em técnicas artísticas para a produção de obras de pintura em tela.

Sobre O PROJETO

O artista Donizetti Garcia criou um acervo durante 30 anos com obras em tela que contam a história de Taguatinga em retratos da cidade. Ao longo de 10 anos ele realiza de forma intimista a exposição na Estação Praça do Relógio com o apoio da Cia Metropolitana do Distrito Federal. 

Esse ano o artista decidiu fazer algo especial em comemoração ao aniversário de 66 anos da cidade, realizando um projeto que reúne a exposição de 29 obras expostas, com a curadoria da artista Maria de Lourdes Pimentel. O projeto realiza a doação de duas obras à Cia Metropolitana do Distrito Federal para a Estação Praça do Relógio, além de promover diversas atividades sociais, inclusão social e acessibilidade entre as escolas e a comunidade.

Durante o mês de Maio o projeto realiza oficinas de pintura em tela para a comunidade e alunos da rede pública, levando a história da cidade e a capacitação em técnicas artísticas para a produção de obras de pintura em tela. O projeto tem a produção geral da Bossy Entretenimentos, dirigido pela produtora Esteffany dii Paula. É um projeto realizado via fomento do FAC - Fundo de Apoio Cultural e como apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Administração Regional de Taguatinga.

 

Sobre o Artista

Donizetti é Artista Plástico, Administrador, Arquiteto e Professor. É um dos sócios fundadores da Associação Candanga de Artistas Visuais. Iniciou estudos de arte na Escola Parque 308 de Brasília. Estudou na Faculdade Dulcina, cursou História da Arte pela University of Massachussets – EUA, Pós graduado em Artes Visuais pelo Senac-DF, Perito em Análise de Obras de Artes pela Escola Técnica de São Paulo, Especialista em Design de Interiores pelo IPOG-DF. Entre obras executadas em metal, mosaico, acrílica e pastel seco, mantém um rico acervo concebido em mais de 30 anos que retratam alterações urbanas de Taguatinga, cidade pela qual tem grande laço afetivo.

Sobre as Obras

As obras de arte apresentam uma abordagem única e histórica da cidade realizada por meio de obras de arte de pintura em tela com diferentes técnicas apresentadas, que retratam as cenas urbanas da cidade e alterações ocorridas no decorrer desse tempo, com o objetivo de manter viva a memória urbana de Taguatinga, sensibilizando e conscientizando os moradores e visitantes da exposição sobre a importância da preservação da memória urbana. Elevar a sociedade as lembranças da impermanência de tudo e que se vive em lugares de alterações constantes que se perdem no tempo.

 

Contrapartidas Sociais

No mês de Maio/24, o artista Donizetti Garcia e sua equipe conduziram uma oficina de pintura de telas na escola Centro Educacional 04, em Taguatinga, para mais de 180 pessoas entre alunos e moradores da comunidade. Durante as aulas de artes os alunos da oficina mergulharam em uma experiência única, explorando a história da cidade enquanto aprendiam técnicas de pintura. Na oportunidade, o projeto realizou um chamamento ao público, para artistas com mais de 60 anos participarem do projeto das oficinas nas escolas e com a comunidade, enriquecendo o processo de criação, proporcionando uma valiosa troca de experiências entre gerações, elevando tanto a arte quanto o aprendizado para novos patamares de excelência e inspiração e com certificação gratuita. O projeto trabalha a acessibilidade e a inclusão social em vários aspectos, em especial destinando vagas para a categorias minoritárias como pcd, lgbtqiapn+, negros, idosos e mães solos.

 

Sobre a Exposição

A exposição foi inaugurada dia 04 de Junho disponível até o dia 20 com artes educadores e visitas guiadas abertas para o público e para as escolas entre 9h e 18h na Estação Praça do Relógio.

Telefone

(61) 98190-1404

Email

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page