top of page
Foto do escritorMariane Blancato

Entrevista com a Dra. Denise Braga: A Tricologista que Transforma Vidas com Ciência e Paixão

POR MARIANE BLANCATO



É com grande admiração e respeito que iniciamos esta conversa com a Dra. Denise Braga, tricologista de renome, que há 32 anos se dedica ao estudo e tratamento dos cabelos, mais especificamente à saúde do couro cabeludo. Com um olhar atento e um compromisso profundo com o bem-estar de seus pacientes, a Dra. Denise é referência não apenas pela sua habilidade técnica, mas pela forma como humaniza o atendimento, sempre buscando resultados que vão além da estética e focando na saúde e no equilíbrio.


Sua trajetória, marcada por um incansável aperfeiçoamento, reflete sua paixão por oferecer o melhor aos seus pacientes. Doutora em Fitoterapia e autora do livro Terapia Capilar: Manual de Instruções, ela está na vanguarda das inovações em tricologia. Seu laboratório no Panamá é um centro de excelência, que não só desenvolve tratamentos de ponta, mas também exporta conhecimento para profissionais de todo o mundo.


Mais do que uma especialista, a Dra. Denise é uma educadora, biomédica, palestrante e pesquisadora, sempre à frente com novas tecnologias, metodologias e tratamentos personalizados. Ela acredita que cada paciente merece uma abordagem única, e por isso se dedica a entender profundamente suas necessidades, buscando soluções que respeitem a individualidade de cada um. O seu compromisso com a saúde capilar é uma verdadeira paixão, e sua missão é transformar vidas com ciência, empatia e inovação.


Nesta entrevista, teremos a oportunidade de conhecer mais sobre a sua jornada, suas conquistas e o que a inspira a continuar a trilhar um caminho de aprendizado e dedicação, sempre em busca do melhor para seus pacientes e para a tricologia como um todo.


Seguem 10 perguntas interessantes para uma entrevista sobre tratamento capilar, com foco tanto em estética quanto em saúde:


Quais são os principais fatores que influenciam a saúde capilar, tanto no aspecto estético quanto no de saúde?


Os fatores influenciadores, são multi. Digo isso porque o cabelo é um marcador de3 patologias porém de saúde também, através dele conseguimos avaliar funcionamento hepático, renal e glicídico. Quando os sistemas internos estão alterados os cabelos refletem com a falta de brilho e crescimento, além da fragilização tornando-se quebradiço e enredado.


Existem diferenças significativas entre os tratamentos capilares voltados para a estética e os que priorizam a saúde do cabelo? Como equilibrar essas abordagens?


Precisamos começar pela formação do profissional que você entrega seus cabelos, muitos tem um olhar apenas estético e por vezes falham outros com um pouco mais de formação tem um olhar apenas terapêutico porém de igual modo falham também por muitas vezes, encontrar um profissional que consiga entregar o estético e olhar para o terapêutico na mesma proporção ficará cada vez mais raro. Cabelo parece algo fútil mas é de superior relevância quando o perdemos os profissionais do estético precisariam aprofundar-se e de igual forma os do terapêutico precisariam aprender um novo ramo ou associar-se a alguém com expertise estética. E foi o que eu fiz me especializei tanto na estética como no terapêutico, agora cursando 2 ano de medicina percebo que minha trajetória me trouxe ao sucesso.


Você poderia explicar como os tratamentos capilares podem ajudar a prevenir problemas como queda de cabelo, caspa e ressecamento?


Se vc frequenta um lugar onde o estético e o terapêutico andam juntos, as pessoas que te atenderem estarão totalmente preparadas se virem algo diferente de sua rotina capilar para te alertar, além de indicar os mais adequados produtos a sua necessidade que vive mudando conforme seu ritmo alimentar e de estresse.


Em termos de saúde, qual a importância de escolher produtos capilares sem certos químicos agressivos, como sulfatos e parabenos?


Esses químicos não são os vilões, infelizmente nenhum produto vem com um curso junto e muitas vezes o profissional não pratica a diagnose correta e teremos então a insatisfação cosmética frequente que vemos no frenesi das compras aleatórias.


O que deve ser levado em consideração ao escolher um tratamento capilar para diferentes tipos de cabelo (oleoso, seco, cacheado, liso, etc.)?


Todas estas características são transitórias e reversíveis o que o cliente precisa é encontrar o profissional que lhe diga a verdade e não queira lhe extorquir tempo e dinheiro. Tais transitoriedades são fruto de alimentação vazia, má digestibilidade, disbiose intestinal e precisariam ser investigadas sistemicamente antes mesmo do cliente sobre uma indicação cosmética. Sou adepta do circuito de exames antes de emitir qualquer opinião, eu não admito achismos, desde 2017 adotamos a dinâmica de avaliar antes de falar, nossos clientes passam por dermatoscopia, luz de wood, hemograma e análise bioenergética pela mecha de cabelo, faço um 360º antes que ele por fim venha a consulta. Isso me garante satisfação e adesão.


Como fatores como alimentação, estresse e sono afetam diretamente a saúde do cabelo e podem impactar a estética capilar?


Nosso corpo possui variados modos de comunicar-se e na comunicação endócrina percebemos que conforme a idade avança nosso sistema falha e não apenas por fatores cronológicos mas por questões habituais de alimentação prática e fora de casa. Nosso sistema endócrino é um grande regulador de nossa saúde e quando em depleção ou em toxidade por fatores externos, vai nos causar transtornos não apenas capilares mas também epiteliais e o bem estar em geral .


Quais são os tratamentos mais procurados atualmente no mercado e quais realmente trazem benefícios duradouros para os cabelos?


A queda de cabelo está em primeiro lugar mas muito perto dela está a oleosidade, qualquer tratamento tem chances de se tornar o melhor desde que o diagnostico esteja acertado, não existe produto ou aparelhagem boa existe o o profissional que sabe olhar o que precisa ser visto.


Você vê uma crescente preocupação com a saúde do couro cabeludo? Quais tratamentos estão sendo mais recomendados para manter o couro cabeludo saudável?


Alimentação, higiene eficaz e boas relações interpessoais são fatores que parecem não estar interligados mas fazem parte do meu discurso com meus pacientes em uma primeira consulta após ver os exames. Meus mais de 1600 alunos sabem que para manter um couro cabeludo saudável não é produto famoso ou caro que fazem diferença mas o auto cuidado com sua higiene, alimentação e suas relações pessoais porque amigos costumam levar a gente para o buraco a depender dos lugares que nos indicam a frequentar. Sempre deixo claro dessa forma que nem tudo que é bom para mim será para o outro, somos únicos.


Com o aumento das influências das redes sociais sobre tendências de beleza, como você observa a relação entre moda capilar e a saúde do cabelo?


Ah céus é terrível o quanto as pessoas são facilmente influenciáveis. Antes o platinado agora a morena iluminada, depois o ruivo, que cabelo suporta tantas nuances em tão pouco tempo? O que me assusta é que alguns clientes acreditam ser possível tais proezas se sofrer dano.


Na sua opinião, quais são os mitos mais comuns sobre cuidados capilares e como desmistificá-los com base no conhecimento científico e profissional?


Que comida serve para passar no cabelo. Que cortar fortalece. Que óleo hidrata.

Que xampu além de limpar estraga o cabelo. Que protetor térmico é mais eficaz que consciência e habilidade. Sabemos bem que mascara de abacate foi algo ao qual todos nós fomos expostos um dia mas depois de existir tanta tecnologia cosmética isso se faz como um ritual ignorante que não que sair do passado.Cortar o cabelos trás sensação de fortalecimento por que tiramos o que aparentemente fragiliza a aparência dele, mas realmente não fortalece.A moda de lavar sem lavar ficou por pouco tempo porque as pessoas perceberam o engodo em que estavam caindo, recebi cerca de 50 clientes na época do no pow com dermatites severas incontestavelmente por causa da ideia maluca da tal modinha.


Muitos achando que o protetor térmico é um super homem não aprenderam a usar tecnologia térmica favorecendo a fisiologia capilar e acreditam piamente que a chapinha é o maior vilão dos tempos eximindo-se da culpa de não terem se especializado naquilo que praticam como arte .


Essas perguntas ajudam a abordar tanto os aspectos estéticos quanto os de saúde de maneira equilibrada, além de permitir uma reflexão mais profunda sobre os tratamentos e cuidados com os cabelos.

87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page